Pantanal MS
05 de Outubro / 2024

Filhote de macaco-prego - resgatado das cinzas de um incêndio no Pantanal na região do Salobra, em Miranda. | Créditos: Divulgação/IBAMA

  • Publicado em: 18 de Setembro, 2024 | Fonte: Redação

Um filhote de macaco-prego foi salvo após ser encontrado em uma área devastada por incêndios florestais no Pantanal, próximo à reserva ecológica Salobra, em Miranda (MS). O resgate ocorreu na sexta-feira (13), quando equipes do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal faziam o monitoramento das áreas afetadas pelo fogo.

De acordo com o Ibama, o pequeno macaco, ainda ligado ao cordão umbilical, foi localizado sozinho e desorientado, separado de sua mãe. O filhote foi imediatamente encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, para receber cuidados médicos e se recuperar antes de ser devolvido à natureza.

O animal, batizado de "Fênix" em alusão à mitológica ave que renasce das cinzas, foi levado para o Hospital Ayty, onde segue internado. Segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o tratamento dado ao filhote é comparado ao de um bebê humano, com alimentação por mamadeira a cada duas horas, aquecimento constante e estímulos para funções vitais, como urinar e defecar.

Até o momento, as autoridades ambientais não conseguiram localizar a mãe do filhote, e ainda não há previsão para a alta de "Fênix" do hospital. O caso simboliza o impacto dos incêndios florestais sobre a fauna do Pantanal e o esforço contínuo para preservar os animais afetados.

Comentários