Idoso desaparece em Corumbá, câmeras de segurança da Prefeitura não funcionam e família implora por ajuda nas redes sociais
Familiares denunciam que nenhuma câmera de segurança pública funciona no Porto Geral de Corumbá
Corumbá - Há pelo menos dois dias, a família de Manoel José da Silva (85) - aposentado da Marinha do Brasil - procura por pistas sobre o seu desaparecimento.
Sua filha Gisela Aguero relata seu pai saiu de casa às 18h do dia 26 de Setembro e não retornou. Seu Manoel apesar de aposentado há muito tempo, é um idoso ativo, sempre andou de bicicleta por toda a Cidade Branca, ia à feira, na casa de amigos e não tinha nenhum problema de saúde aparente, nem física, nem mental.

Seu Manoel José da Silva (85) | Imagem: Reprodução / Facebook
ROTA
Gisela tentou reconstruir a rota que seu pai fez naquele final de tarde, uma segunda-feira: ele teria pego um moto-taxi que o teria levado até a Prainha do Porto Geral, na Orla Ruiter Cunha de Oliveira - e que ele até teria entrado no rio para se banhar, mas que testemunhas disseram que viram ele mais tarde em outros locais do Porto, um indicativo que ele havia saído do rio.
Segundo ela:
"Buscamos as câmeras de segurança lá do porto, nenhuma funciona, a gente foi em guarda municipal, polícia ambiental, polícia militar, nenhuma câmera infelizmente funciona, se funcionasse a gente conseguiria ver o que aconteceu, mas infelizmente está tudo desativado, né, e a gente está trabalhando com o que as testemunhas estão falando.
Então, assim, eu queria pedir ali aos restaurantes do porto que têm câmera, se puder olhar, se puder nos atender, pra gente ver se ele não saiu, ficou perambulando ali pelas calçadas, ali pelo porto, eu peço essa ajuda de vocês que têm restaurante ou comércio ali no porto"

Gisela Aguero fezapelo nas redes sociais para que estabelecimentos deixem ver os vídeos das câmeras de segurança, na tentativa de localizar seu pai. | Imagem: Montagem / MS Diário - com screenshots de vídeo
Gisela diz que infelizmente as pessoas estão dificultando seu acesso às imagens, imprescindíveis para tentar encontrar seu pai e entender o que aconteceu:
Eu estou implorando para as pessoas que têm câmeras nesses locais, que deixem a gente ver, deixem a gente ter acesso, pelo amor de Deus, porque as pessoas estão dificultando não deixando a gente ver as câmeras, eu preciso ver as câmeras ali da Ladeira Cunha e Cruz, quem tiver câmera, entre em contato comigo ali do porto, por favor, a gente precisa ver essas câmeras.
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Se você possui alguma informação que leve à localização de Manoel José da Silva, por favor entre em contato com a família pelos fones 99907-1739 ou 3231-2908.
VIDEOMONITORAMENTO MUNICIPAL NÃO FUNCIONA
O desaparecimento do seu Manoel José da Silva também acendeu uma luz de alerta para a população corumbaenese - afinal de contas se o sistema de vigilância municipal não funciona, como garantir a segurança da cidade?
Em 2021, foi amplamente divulgado que um novo sistema de video monitoramento estaria sendo instalado na cidade - inclusive com apresentação do mesmo na sede da Guarda Municipal de Corumbá, com 30 câmeras de 360 graus e 8 câmeras fixas - com a promessa de ampliação para 60 câmeras.
Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da época, César Freitas Duarte, explicou que o sistema trabalhado pela administração Marcelo Iunes é bastante completo e pode auxiliar os diversos órgãos de segurança pública que atuam no município. “Será uma grande mudança para segurança pública em Corumbá. Na verdade, não é só a Prefeitura Municipal que vai utilizar esse sistema. A Polícia Civil poderá utilizar para oferecimento de elementos de perícia, de comprovação de crime, A Polícia Militar na questão do policiamento preventivo. O sistema tem detector de pessoa armada, detector de fogo e de fumaça, que pode auxiliar o Corpo de Bombeiros também. Tem detector de pessoa caída ao solo, detector de pessoa que esteja numa situação que pode levar a ameaça, tentativa de roubo. O sistema tem essa capacidade, de enviar para a central esse tipo de cenário. As informações vão ser coletadas e distribuídas para os gestores. A Polícia Federal pode se utilizar desse sistema também, na investigação de crimes transnacionais ou ligados ao tráfico de droga. A Receita Federal pode ter disponibilizado para ela questão do descaminho, contrabando. É um sistema bem completo”, disse o secretário.
Para a família do Seu Manoel José da Silva, o sistema não funcionou.

Reunião de apresentação do novo videomonitoramento de segurança pública municipal, em Corumbá - 3 de maio de 2021 | Imagem: PMC - Clóvis Neto

Prefeito fez questão de divulgar "novo" sistema de videomonitoramento em suas redes sociais. Dois anos de depois, o sistema não funciona. | Imagem: Divulgação / Facebook