Pantanal MS
30 de Agosto / 2025
  • Publicado em: 16 de Junho, 2025 | Fonte: redação

O inverno começa oficialmente em Mato Grosso do Sul no próximo dia 21 de junho, trazendo com ele o habitual contraste de opiniões: enquanto alguns aguardam ansiosos pelas temperaturas amenas, outros já se preparam para enfrentar o desconforto do frio. Neste ano, a estação promete ser um pouco mais suave, com mínimas que podem chegar a 8°C, especialmente na região sul do Estado, mas sem episódios prolongados de frio extremo.

De acordo com o meteorologista Danilo Siden Batista Santos Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de junho a agosto deve apresentar índices de chuva próximos à média histórica em boa parte do estado. “Para o sul, é possível que as precipitações fiquem levemente acima da média”, acrescenta.

Em 2024, o inverno foi marcado por temperaturas elevadas e um período seco mais acentuado. Neste ano, porém, o cenário deve ser um pouco diferente, com expectativa de volumes de chuva um pouco maiores, particularmente no sul de Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, o frio intenso não deve predominar durante toda a estação.

“O prognóstico aponta para temperaturas ligeiramente acima da média neste trimestre, o que também limita a ocorrência de mínimas muito baixas”, explica o especialista. Ainda assim, há possibilidade de quedas pontuais na temperatura em função de massas de ar frio que, eventualmente, avançam sobre o extremo sul do Estado. Estes episódios, contudo, só podem ser previstos com poucos dias de antecedência.

Nova frente fria encerra junho

O mês de junho, tradicionalmente o mais gelado do ano, deve terminar com a chegada de uma nova frente fria, derrubando os termômetros principalmente no sul e na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã, por exemplo, as temperaturas devem variar entre 8°C e 10°C nos últimos dias do mês. Em Amambai, os termômetros podem marcar mínima de 9°C e máxima de 10°C no dia 27.

Em Campo Grande, a chuva deve retornar no dia 24, com precipitações ao longo do dia e da noite. A queda mais significativa de temperatura é esperada para o dia 26, com mínima de 15°C e máxima de 23°C. No dia seguinte, os termômetros podem cair ainda mais, chegando a 13°C de mínima e 21°C de máxima. Já entre os dias 28 e 30, as mínimas devem oscilar entre 13°C e 20°C.

Pantanal deve sentir menos o frio

Nas áreas sudoeste e pantaneira, como Porto Murtinho e Corumbá, o inverno tende a ser mais brando. Conforme o ClimaTempo, as mínimas nesses locais devem variar de 12°C a 15°C, com máximas que podem chegar aos 30°C nos próximos dias.

Comentários