elo segundo ano consecutivo, mulheres também poderão se alistar de forma voluntária, desde que atinjam a maioridade em 2026. Para elas, o prazo não será prorrogado. | Créditos: Agencia Brasil
Publicado em: 02 de Janeiro, 2026 | Fonte: Redação
O período de Alistamento Militar para 2026 começa nesta quinta-feira (1º) e segue aberto até 30 de junho. A inscrição é obrigatória para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, inclusive aqueles que residem no exterior.
Pelo segundo ano consecutivo, mulheres também poderão se alistar de forma voluntária, desde que atinjam a maioridade em 2026. Para elas, o prazo não será prorrogado.
O procedimento é gratuito dentro do período oficial. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa e passará a concorrer ao processo seletivo do ano seguinte. Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar mantém uma reserva estratégica de profissionais capacitados para atuar tanto na defesa nacional quanto em ações de apoio à sociedade.
Em 2025, mais de 1 milhão de homens e 33 mil mulheres se alistaram para concorrer às vagas do serviço militar de 2026.
Como fazer o alistamento
Os jovens que completam 18 anos ao longo de 2026 podem se inscrever pela internet, no site do Alistamento Online, utilizando login Gov.br. Brasileiros que vivem fora do país também devem realizar o procedimento pela plataforma.
Quem preferir o atendimento presencial, ou não tiver acesso à internet, pode procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima a partir desta sexta-feira (2). É necessário apresentar documento de identificação, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência recente.
Alistamento feminino
Criado em 2024, o serviço militar feminino disponibiliza 1.467 vagas para 2026 — sendo 1.010 no Exército, 300 na Aeronáutica e 157 na Marinha. As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. Após a incorporação, as selecionadas deverão cumprir 12 meses de Serviço Militar Inicial.
Jovens com deficiência
Candidatos com deficiência ou condição de saúde que impeça o exercício das atividades militares podem solicitar isenção. Para isso, devem apresentar laudos e documentos médicos no momento do alistamento, preferencialmente emitidos por unidades públicas de saúde. Em casos de incapacidade absoluta, o representante legal poderá comparecer à Junta de Serviço Militar.
Próximas etapas
Após o cadastro, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deve acompanhar o site para verificar se foi dispensado ou convocado para a seleção geral, prevista para o segundo semestre de 2026. Os convocados passam por exames médicos, testes físicos e entrevistas.
Quem for dispensado por excesso de contingente ou por residir em município que não fornece recrutas deverá participar do juramento à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Já os selecionados seguem para as fases de designação, seleção complementar e incorporação a uma das Forças Armadas em 2027, com serviço inicial de um ano, prorrogável anualmente por até oito anos.
Quem não se alista
Por se tratar de obrigação legal para homens brasileiros, quem deixar de realizar o alistamento militar fica impedido de obter passaporte, participar de concursos públicos, matricular-se em instituições de ensino superior ou firmar contratos com órgãos públicos.








Comentários