Pantanal MS
28 de Abril / 2024

A operação, cujo nome remete ao deus romano protetor das fronteiras, concentrou-se em fiscalizações intensivas no Posto Esdras, em estradas vicinais, em empresas de transporte da região e no Posto Fiscal Lampião Aceso. | Créditos: Divulgação/Receita Federal

  • Publicado em: 05 de Março, 2024 | Fonte: Ana Santos

Durante a última semana, a Receita Federal desencadeou a Operação Terminus, numa ação conjunta que envolveu servidores da Alfândega da Receita Federal em Corumbá, a Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, o Exército Brasileiro, o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

A operação, cujo nome remete ao deus romano protetor das fronteiras, concentrou-se em fiscalizações intensivas no Posto Esdras, em estradas vicinais, em empresas de transporte da região e no Posto Fiscal Lampião Aceso.

Além de combater delitos transfronteiriços, a ação proporcionou uma valiosa troca de experiências entre as equipes, cada uma contribuindo com seu conhecimento e especialização. Para reforçar a fiscalização, foram utilizados drones e cães farejadores.

Numa das abordagens, os servidores interceptaram um ônibus de turismo no Posto Fiscal Lampião Aceso, encaminhando-o posteriormente para inspeção no Posto Esdras. Durante a vistoria no compartimento de bagagem, foram descobertas várias sacas contendo produtos in natura.

Contudo, ao examinarem minuciosamente determinadas sacas de pimenta, os agentes encontraram indícios de material ilícito. Diante disso, os cães farejadores foram acionados, resultando na detecção de 115 kg de substância análoga à cocaína.

Esta é a quarta apreensão de drogas realizada pela Receita Federal na região em 2024. Além de impedir que a droga chegasse ao mercado, o golpe financeiro contra os criminosos foi avaliado em quase R$ 21 milhões.

Os indivíduos envolvidos foram encaminhados à Polícia Federal e o veículo utilizado no transporte da carga ilegal foi apreendido.

Comentários