Pantanal MS
29 de Abril / 2024
  • Publicado em: 23 de Janeiro, 2024 | Fonte: Redação

A circulação atmosférica sobre o território brasileiro está provocando a disseminação de ar úmido em diversas camadas da atmosfera, resultando na formação de extensas nuvens e ocorrência de chuvas em várias regiões.

Nesta terça-feira, um intenso corredor de umidade começa a se configurar, avançando das regiões Norte para o Sudeste e Nordeste do Brasil. Esse fenômeno marca o início de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, que manterá a nebulosidade e precipitações em grande parte do país.

Os ventos marítimos, moderados, transportam mais umidade em direção ao Paraná e Sudeste, contribuindo para a formação de nuvens e chuvas nessas áreas.

As áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical intensificam a chuva no litoral da Região Norte.

Queda nas Temperaturas

Os próximos dias serão marcados por muita nebulosidade, chuva e ventos frios nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, resultando em temperaturas amenas, abaixo dos valores observados recentemente.

Na semana passada, locais como o Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo registraram temperaturas próximas a 40°C. No entanto, nesta semana, capitais como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória devem experimentar as temperaturas mais baixas do ano até o momento.

Previsão do Tempo para 23/01/2024 - Terça-feira

Região Sul: O ar úmido predomina, formando nuvens sobre a maior parte da Região Sul. Ventos marítimos trazem ar frio do mar para o interior, resultando em temperaturas amenas. O Rio Grande do Sul terá sol forte, enquanto no Vale do Itajaí, litoral norte catarinense e litoral do Paraná, espera-se chuva, podendo ser intensa.

Região Sudeste: Uma grande quantidade de umidade chega ao Sudeste do Norte e do oceano, gerando muitas nuvens e chuvas em todo o Sudeste. O leste de São Paulo e o Sul Fluminense terão chuvas ao longo do dia, enquanto a região entre Campos dos Goytacazes (RJ) e Vitória (ES) terá sol pela manhã e chuvas à tarde. O restante da região terá instabilidade, com pancadas de chuva a qualquer hora.

Região Centro-Oeste: O ar úmido já predomina, formando nuvens carregadas em toda a região. O Centro-Oeste terá um dia com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, com momentos de sol entre as nuvens. Na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e no norte/noroeste de Mato Grosso, as chuvas serão mais frequentes à tarde e à noite.

Região Nordeste: O ar úmido está presente sobre o Nordeste, com a influência de uma frente fria no litoral da Bahia. Haverá sol e chuvas isoladas no litoral do Ceará, Rio Grande do Norte, litoral e agreste da Paraíba e Pernambuco. No sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, sertão de Pernambuco e Alagoas, espera-se muitas nuvens e chuvas ao longo do dia, podendo ser intensas.

Região Norte: Nuvens carregadas se formam sobre quase toda a Região Norte devido ao ar quente e úmido. Roraima e a região de fronteira da Venezuela com o Amazonas terão sol forte e tempo seco. No Tocantins e Amapá, períodos de sol alternarão com pancadas de chuva frequentes. Nas demais áreas, o sol predominará durante o dia, com chuvas à tarde e à noite, e risco de chuvas intensas.

Alertas Meteorológicos para 23/01/2024 - Terça-feira: Atenção para chuvas moderadas a fortes nas capitais e diversas regiões do país. Destaque para perigo de temporais e chuvas volumosas no extremo sul da Bahia, além de alertas para temporais em diversas regiões com raios e rajadas de vento.

Comentários