Pantanal MS
13 de Novembro / 2024

Escola Estadual Otacílio Faustino da Silva - Corumbá/MS. | Créditos: MSDIARIO

  • Publicado em: 10 de Novembro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Neste domingo, 10 de novembro, acontece o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul, onde mais de 51,1 mil candidatos se preparam para enfrentar as questões de matemática e ciências da natureza. O exame, que também serve como porta de entrada para o Ensino Superior em instituições públicas e privadas, será decisivo para muitos jovens, sendo que o nervosismo é um dos fatores que mais desafia os participantes.

Na primeira etapa, realizada no último fim de semana, os candidatos responderam às questões de linguagens e redação. Agora, terão pela frente 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, abrangendo física, química e biologia.

Perfil dos candidatos e aumento de inscritos em 2024

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 7,8% no número de inscritos em relação ao ano passado, totalizando 51.199 candidatos. A maioria dos inscritos, cerca de 60,17%, é composta por mulheres, enquanto homens representam 39,83%.

Entre os inscritos, o perfil educacional é diverso: 20.530 já concluíram o Ensino Médio, enquanto 19.785 estão finalizando o 3º ano. Um grupo de 369 participantes informou não estar cursando ou ter interrompido essa etapa de formação. Outros 10.515 candidatos, por sua vez, ainda estão no Ensino Médio, mas não devem concluí-lo em 2024.

Em termos de faixa etária, os participantes mais jovens, com 16 anos ou menos, representam a maior parcela, somando 21.943 inscritos. A faixa entre 17 e 20 anos conta com 17.993 candidatos. Já entre os candidatos de 21 a 30 anos, o número é de 6.829. A faixa entre 31 e 59 anos possui 4.345 inscritos, e 89 participantes têm 60 anos ou mais.

Oportunidades para quem perdeu o primeiro dia de provas

Os candidatos que perderam o primeiro dia de provas do Enem ainda têm a chance de garantir a participação. O edital do exame permite que esses estudantes façam a prova deste domingo e solicitem a reaplicação do primeiro exame. Para isso, é necessário que façam a solicitação na Página do Participante, entre 11 e 15 de novembro, até às 22h59, horário de Mato Grosso do Sul.

O Inep avaliará cada caso de forma individual, com base na documentação enviada. Se a solicitação for aceita, a reaplicação do exame está prevista para os dias 10 e 11 de dezembro.

Caminhos com a nota do Enem

A pontuação do Enem permite aos participantes concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece acesso a universidades públicas, o ProUni (Programa Universidade para Todos), com bolsas em instituições privadas, e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que facilita o financiamento de cursos superiores.

Comentários