Em 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passa por uma mudança significativa, consolidando-se em uma única edição, programada para janeiro. | Créditos: MSDiário
Publicado em: 31 de Dezembro, 2023 | Fonte: Rafael Almeida
Em 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passa por uma mudança significativa, consolidando-se em uma única edição, programada para janeiro. Diferentemente do processo tradicional, essa etapa única permitirá que os candidatos utilizem as notas do Enem 2023 para concorrer a cursos em universidades públicas, com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre.
De acordo com as informações divulgadas no Diário Oficial da União, as inscrições serão realizadas entre 22 e 25 de janeiro. Nesse novo formato, os candidatos terão a oportunidade de escolher até duas opções de vaga, sujeitas à seleção pela ordem de classificação estabelecida pela universidade. As notas de corte parciais divulgadas pelo Inep ao longo do período de inscrição podem oferecer uma orientação sobre as chances de classificação em cada curso.
No que diz respeito às cotas, houve uma alteração: todos os candidatos concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Caso não atinjam as notas necessárias nessa modalidade e se enquadrem nos critérios de cotas (raça e renda), então participarão da disputa por essas vagas específicas. Essa mudança busca garantir que candidatos cotistas com desempenho superior não sejam prejudicados.
O cronograma do Sisu 2024 é o seguinte:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
- Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
É importante destacar que mesmo os candidatos aprovados para o segundo semestre devem seguir o calendário mencionado, realizando a matrícula em fevereiro.
Comentários