Pantanal MS
04 de Dezembro / 2024

Operação resultou na apreensão de 500 kg de mercadorias sem certificação e 20 kg de cabelo humano . | Créditos: reprodução/RFB

  • Publicado em: 18 de Outubro, 2024 | Fonte: Ana Santos

Na sequência das ações da Operação Fronteira, que tem como objetivo intensificar o combate ao contrabando e descaminho nas áreas de fronteira terrestre, a Receita Federal prendeu nesta quarta-feira (16) um boliviano transportando aproximadamente 88 cápsulas de cloridrato de cocaína. O homem foi abordado em Corumbá, próximo à fronteira com a Bolívia, após um cão farejador identificar a presença de drogas em sua mochila.

Durante a revista, os agentes encontraram uma cápsula escondida na mochila. Ao perceberem que o suspeito apresentava dificuldades para caminhar, uma inspeção mais minuciosa foi realizada, resultando na descoberta de outras 27 cápsulas em seus sapatos. Posteriormente, ficou comprovado que o homem havia ingerido mais 60 cápsulas. O boliviano revelou que receberia US$ 250 pelo transporte da droga. A ação gerou um prejuízo estimado de R$ 140 mil aos criminosos envolvidos.

Além dessa apreensão, a operação resultou em outras ações. Em ônibus clandestinos, foram apreendidos cerca de 500 kg de mercadorias sem certificação fitossanitária, encaminhadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Nos Correios, roupas falsificadas e óculos contrafeitos também foram recolhidos. Durante a madrugada, a equipe apreendeu 20 kg de cabelo humano, um contrabando que tem se tornado recorrente na região.

A Operação Fronteira, realizada em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o MAPA, busca reforçar a presença fiscal e combater os ilícitos nas rotas de contrabando e descaminho. Além de promover o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a repressão aos crimes fronteiriços, a Receita Federal desempenha um papel importante na proteção da sociedade, garantindo a segurança e a saúde pública.

Comentários