Pantanal MS
21 de Novembro / 2024
  • Publicado em: 16 de Novembro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

O Ibama aplicou uma multa de R$ 44,2 milhões à fazenda Caimasul, localizada no Pantanal de Corumbá, por irregularidades na exportação de 44.253 peles salgadas de jacaré-do-Pantanal. A penalidade, oficializada na última sexta-feira (8), foi motivada pelo descumprimento das condições estabelecidas na licença ambiental concedida à empresa.

A Caimasul, que é reconhecida como o maior frigorífico de jacarés do mundo, possui autorização para criação, engorda e abate do réptil. Contudo, segundo a investigação, teria excedido os limites estipulados em sua licença ambiental. A empresa foi inaugurada em 2017 com um investimento de mais de R$ 30 milhões e incentivos fiscais do governo estadual, durante a gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB). Localizada às margens da BR-262, a 35 km da área urbana de Corumbá, a unidade tem capacidade de abate de 600 animais por dia.

Conforme a revista Veja, esta não é a primeira vez que a Caimasul enfrenta problemas com a fiscalização ambiental. Em 2023, a empresa foi autuada por fornecer informações falsas em processos administrativos, e em 2022 recebeu quatro multas por descumprimento de normas legais.

Até a tarde desta quarta-feira (15), a empresa não havia se pronunciado sobre as sanções ou respondido aos questionamentos da imprensa.

Comentários