Pantanal MS
17 de Janeiro / 2025
  • Publicado em: 19 de Julho, 2024 | Fonte: Redação

Mato Grosso do Sul enfrenta uma grave situação de saúde pública, com 18.915 casos prováveis de Dengue registrados em 2024, dos quais 15.101 foram confirmados, conforme o boletim da 28ª semana epidemiológica divulgado nesta quinta-feira (18). O relatório revela ainda 28 óbitos confirmados e outros 13 em investigação devido à doença.

Incidência e Municípios Atingidos

Nos últimos 14 dias, nenhum município do estado apresentou alta incidência da doença. No entanto, Laguna Carapã, Costa Rica e Itaquiraí são apontados como locais com incidência média de Dengue.

Os óbitos confirmados ocorreram nos seguintes municípios: Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 possuíam comorbidades, aumentando o risco de complicações fatais.

Vacinação em Andamento

O estado recebeu 151.339 doses da vacina contra a Dengue do Ministério da Saúde, das quais 70.794 já foram aplicadas. O esquema vacinal recomendado é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacinação é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por Dengue entre os jovens de 6 a 16 anos.

Casos de Chikungunya

Além da Dengue, Mato Grosso do Sul registra 3.443 casos prováveis de Chikungunya em 2024, sendo 838 confirmados. Felizmente, não houve registro de óbitos causados pela doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância de evitar a automedicação. Em caso de sintomas de Dengue ou Chikungunya, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde do município.

Para mais informações, confira os boletins epidemiológicos completos:

Comentários