Mapa com serviços e novas unidades previstas pela SES. | Créditos: reprodução/GovMS
Publicado em: 25 de Dezembro, 2023 | Fonte: Ana Marchi
Em uma iniciativa abrangente, o Governo de Mato Grosso do Sul revelou planos para a criação do Hospital do Pantanal, em Corumbá, e para a ampliação dos serviços do Hospital Regional de Campo Grande, que incluirá maternidade e um Centro de Parto Normal. A Resolução 139 de 2023, publicada no Diário Oficial extra, destaca ainda a intenção de estabelecer unidades hospitalares em Coxim e Dourados, geridas pelo Executivo estadual.
O Plano de Atenção Hospitalar Estadual, conforme delineado na resolução, visa fortalecer a rede hospitalar do estado, preenchendo lacunas assistenciais e oferecendo serviços de saúde essenciais. A iniciativa contempla diversos serviços e novas unidades, contribuindo para a melhoria do atendimento em diferentes regiões do estado.
No Hospital Regional de Campo Grande, a implementação de maternidade, Centro de Parto Normal e Casa de Apoio será direcionada ao acompanhamento de partos de risco habitual. O futuro Hospital Regional de Dourados visa atender a alta complexidade em ortopedia adulto e pediátrica, realizar cirurgias bariátricas e oferecer atendimento de alta complexidade em oftalmologia.
Coxim, por sua vez, verá a implantação de um Hospital Regional com cuidados intensivos para adultos, gerido pela prefeitura local.
Em Corumbá, o aguardado Hospital do Pantanal promete serviços especializados, incluindo atendimento a gestações de alto risco, neonatologia, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, e leitos de UTI para adultos e crianças.
Comentários