Pantanal MS
28 de Abril / 2024

Operação foi deflagrada nesta terça-feira (Foto: Divulgação Polícia Civil)

  • Publicado em: 27 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Nesta terça-feira (27), a Operação Rota Caipira, conduzida pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) em conjunto com o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros), resultou na prisão de duas pessoas em Mato Grosso do Sul. Um dos detidos foi capturado em Campo Grande e o outro em Corumbá.

De acordo com as autoridades, foram cumpridos três mandados em Corumbá, culminando na prisão de um dos alvos. Ao todo, foram expedidos 18 mandados em diferentes estados, embora os detalhes sobre o que foi apreendido durante as diligências ainda não tenham sido divulgados.

Durante a operação, líderes e operadores financeiros do esquema foram presos, além de valores e bens provenientes do crime terem sido apreendidos, juntamente com documentos relacionados aos ilícitos. Os mandados foram emitidos pelo Piauí, e as buscas e prisões foram realizadas com o auxílio da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

As investigações tiveram início após a prisão de Laércio Batista, no interior de São Paulo, o que permitiu à Polícia Civil do Piauí identificar um núcleo responsável pela entrada e circulação de drogas no país pela rota conhecida como “rota caipira”.

Laércio, que possui uma extensa ficha criminal e está vinculado a uma facção criminosa com origem em São Paulo, forneceu informações cruciais sobre a estrutura financeira da organização criminosa durante sua prisão. Essa estrutura permitia o financiamento do tráfico de drogas que ingressava no país pela fronteira com a Bolívia, bem como a logística necessária para o transporte da droga até estados do Sudeste e Nordeste do Brasil.

Operação de combate ao tráfico de drogas na “rota caipira” cumpre mandados no PI, SP e MS — Foto: Divulgação/SSP-PI

Operação de combate ao tráfico de drogas na “rota caipira” cumpre mandados no PI, SP e MS — Foto: Divulgação/SSP-PI

Comentários