Pantanal MS
21 de Novembro / 2024
  • Publicado em: 13 de Novembro, 2024 | Fonte: Ana Santos

Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Waterworld, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no contrabando de combustível pelo Rio Paraguai, na região do bioma Pantanal. As ações criminosas, de acordo com as investigações, incluem a troca de combustível contrabandeado por carne de animais silvestres, além da exploração de prostituição, inclusive envolvendo menores de idade.

A operação mobilizou equipes em Corumbá e Campo Grande, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão para coleta de provas que ampliem o entendimento da atuação do grupo. Entre os materiais apreendidos estão embarcações, veículos, mídias digitais, celulares e armas. Em uma fazenda, foram encontradas três armas longas com munições, além de três grandes embarcações, uma embarcação pequena, um caminhão e uma Fiat Toro, que eram utilizados no esquema.

A Polícia Federal explica que o combustível contrabandeado era comercializado a fazendeiros locais e moradores da região, sendo também utilizado como moeda de troca em atividades ilícitas. Os materiais apreendidos passarão por análise pericial para aprofundamento das investigações e identificação de outros integrantes do esquema.

O nome “Waterworld” faz alusão ao filme homônimo, que aborda a disputa por recursos valiosos em um mundo inundado, ressaltando a realidade do contrabando de combustível conduzido por embarcações de grande porte ao longo do Rio Paraguai. Com a operação, a Polícia Federal reafirma seu compromisso de proteção do bioma Pantanal, combatendo incisivamente o crime organizado na região.

Comentários