Mato Grosso do Sul recebe 10 mil doses de vacina contra vírus respiratório — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
Publicado em: 03 de Dezembro, 2025 | Fonte: Rafael Almeida
Mato Grosso do Sul recebeu, nesta terça-feira (2), um lote de 10 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), encaminhado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a distribuição para os municípios começará na quinta-feira (4), quando as unidades de saúde devem iniciar a oferta do imunizante.
O público-alvo prioritário são gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna. A recomendação é de dose única a cada gestação, com o objetivo de garantir proteção ao bebê logo após o nascimento.
O coordenador de Imunização da SES, Frederico Moraes, reforça que a procura pelas unidades de saúde deve começar já na quinta-feira (04).
“Estamos no período de maior circulação de vírus respiratórios, e o VSR é um dos principais causadores de bronquiolite e internações em crianças menores de um ano, que são as mais vulneráveis. A vacinação materna busca justamente proteger esses bebês”, destacou.
O vírus e sua importância epidemiológica
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata ao recém-nascido, reduzindo significativamente o risco de hospitalizações.
Entre janeiro e 22 de novembro de 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao VSR. Mais de 35,5 mil dessas internações ocorreram em crianças menores de dois anos, faixa etária mais suscetível a complicações.
Vacinação simultânea
Com a chegada dos lotes às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério da Saúde orienta as equipes a atualizar o esquema vacinal das gestantes, incluindo influenza e covid-19. A vacina contra o VSR pode ser aplicada simultaneamente a esses imunizantes, sem prejuízo à eficácia.
Estudos clínicos apontam eficácia de 81,8% da vacinação materna na prevenção de quadros respiratórios graves causados pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida do bebê.
Se quiser, posso criar versões para redes sociais, notas oficiais ou um texto mais curto para rádio.







Comentários