Pantanal MS
16 de Setembro / 2024

De acordo com o boletim, 17 das 27 unidades federativas brasileiras apresentaram uma tendência de aumento nos casos de Srag nas últimas seis semanas | Créditos: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

  • Publicado em: 07 de Setembro, 2024 | Fonte: Redação

Os casos de Covid-19 e outras síndromes respiratórias continuam em alta no Brasil, conforme aponta o mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz. O relatório revela um aumento significativo na incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em várias faixas etárias e regiões do país, afetando especialmente crianças e idosos.

Crianças com até dois anos enfrentam uma elevada incidência de infecções causadas por vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, que têm se mostrado mais severas nessa faixa etária em comparação aos casos de Covid-19. No entanto, a situação é inversa para os idosos acima de 65 anos, que apresentam maior mortalidade e hospitalizações devido à Covid-19 e influenza A.

Apesar de a Covid-19 também afetar crianças pequenas, os casos graves nessa faixa etária são raros, sendo as infecções por VSR e rinovírus as mais preocupantes.

O boletim da Fiocruz indica que 17 das 27 unidades federativas do Brasil apresentaram uma tendência de crescimento nos casos de Srag nas últimas seis semanas. Entre os estados com aumento significativo estão Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Esse crescimento tem sido mais expressivo entre crianças e adolescentes até 14 anos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Sul, principalmente devido ao rinovírus.

Além disso, 11 capitais, como Aracaju, Belo Horizonte e São Paulo, também registraram aumento nos casos de Srag. O panorama nacional das últimas quatro semanas mostra que 48% dos casos positivos foram de Sars-CoV-2 (Covid-19), 27,2% de influenza A, 4,1% de VSR e 2,8% de influenza B.

O boletim ressalta que, além das crianças, os idosos continuam a ser o grupo mais vulnerável, com prevalência de casos graves de Covid-19 e influenza A em estados como Goiás, São Paulo e Sergipe.

Síndromes Respiratórias e Prevenção

As infecções respiratórias causadas por rinovírus e VSR são comuns, sendo o rinovírus responsável pelos resfriados e o VSR particularmente perigoso para crianças pequenas, causando condições como bronquiolite e pneumonia. A influenza A e a Covid-19 são altamente contagiosas e podem ser prevenidas por meio da vacinação, higiene rigorosa e uso de máscaras.

Com o aumento expressivo de casos de Srag e Covid-19 no país, a Fiocruz reforça a necessidade de medidas preventivas e de atenção redobrada, especialmente com a aproximação de períodos sazonais que costumam intensificar a circulação de vírus respiratórios.

Comentários