Pantanal MS
30 de Abril / 2024

Alisson tinha esperança de ter sua situação em pouco tempo, pois foi marcado como "prioridade", mas a "prioridade" já tem 13 dias de espera. | Créditos: Arquivo Família

  • Publicado em: 28 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Fábio Marchi

Corumbá - Em mais um caso envolvendo a saúde precária da maior cidade pantaneira de Mato Grosso do Sul, desta vez o jovem corumbaense Alisson Júnior Rodrigues Ferreira (23) pode simplesmente perder os movimentos de sua mão direita por não conseguir ser operado à tempo.

O ACIDENTE

Segundo o relato da mãe de Alisson - Maria Benedita Rosa Rodrigues - há cerca de 13 dias, o rapaz estava ajudando seu pai com uma cerca de arame farpado e houve um acidente. Ela conta:

“Chegando no hospital (Santa Casa de Corumbá), ele foi atendido e quando eu saí no mesmo dia do hospital, eles pediram que eu e meu filho arrumassem a mala para deixar pronto, porque a qualquer momento a gente ia viajar para fazer uma cirurgia em Campo Grande. Só que hoje (29) já completaram 13 dias e e até agora ninguém tomou uma providência.”

Rapaz feriu a mão em acidente e apesar de ser uma cirurgia relativamente simples, é necessária a perícia de um especialista para sua execução - algo que Corumbá não possui. | Créditos: Arquivo Família

Post de Alisson (32) nas redes sociais, sem ainda saber da gravidade do seu caso, pela demora excessiva em conseguir uma vaga na Capital. | Créditos: Redes Sociais / Instagram

Segundo Dona Maria, Alisson pode perder os movimentos da mão, porque em Corumbá não existem especialistas para esse tipo de cirurgia, que envolve a reconstituição e reparo de tendões e nervos delicados, presentes no membro:

“O doutor e os enfermeiros já estão preocupados, porque essa cirurgia não pode demorar, porque senão o nervo do braço dele pode ressecar e não vai valer de nada essa cirurgia. Todos os dias o NIR atualiza o cadastro, mas eles falam que é lá na Santa Casa de Campo Grande que tem que ligar avisando que ele pode ir.

Então, se acontecer alguma coisa com meu filho, dele perder o movimento da mão, aí eu vou correr atrás dos direitos do meu filho, porque do jeito que está não dá. O meu filho é novo, é pai de família, né? Imagina meu filho ficar sem uma mão, por falta de atenção e compaixão? Isso é negligência!" 

Confira o vídeo do trauma sofrido pelo rapaz de 23 anos:

Mãe de Alisson reclamou nas redes sociais, sem sucesso. | Créditos: Divulgação / Facebook

Toda vez que eu vou lá procurar saber, meu filho está na lista de “primeira prioridade”, mas por quê até agora ninguém tomou a decisão de correr atrás para meu filho fazer logo essa cirurgia? Que prioridade é essa? Vão esperar meu filho perder a mão? Que tipo de Saúde que é essa que temos na cidade? Onde já se viu isso?

A mãe de Alisson também se indigna sobre o fato de Corumbá não ter médicos especialistas para esse tipo de cirurgia no município:

Tudo tem que ir pra Campo Grande, tudo tem que resolver na Capital. E aqui em Corumbá poderia ter um cirurgião para isso, já que disseram que não é tão difícil essa cirurgia, só que precisa do médico que é especialista nisso.

E do jeito que tá o governo, a gente não sabe mais o que fazer.
Porque na hora que querem voto, eles procuram as pessoas humildes. Quando estão lá dentro, tanto faz, tanto fez.

O MS Diário irá acompanhar o desenrolar do caso do Alisson - esta matéria poderá ser atualizada.
 

Comentários