Pantanal MS
29 de Abril / 2024
  • Publicado em: 19 de Março, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

O município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, pode ganhar um aeródromo particular, conforme autorização concedida pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos, nesta terça-feira (19). O local proposto para a construção recebeu o nome de Aeródromo Privado Ricardo Dias Alves e está situado na faixa de fronteira do município.

Segundo definição do Código Brasileiro de Aeronáutica, um aeródromo é uma área delimitada destinada para pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, incluindo edificações, instalações e equipamentos de apoio. A legislação vigente estabelece que a utilização de aeródromos civis deve seguir as regulamentações estabelecidas pela autoridade aeronáutica, sendo que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é responsável por cadastrar os aeródromos de uso privativo.

É importante distinguir entre aeródromo e aeroporto: enquanto os aeródromos podem ser públicos ou privados, os aeroportos são aqueles dotados de instalações e facilidades para operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas. No contexto de infraestruturas exclusivas para helicópteros, elas são chamadas de heliportos.

No âmbito de Mato Grosso do Sul, o governo estadual demonstrou interesse em ampliar a malha aérea ao colocar em estudo a concessão de 20 aeródromos regionais. Essa iniciativa, realizada em outubro do ano passado, visa melhorar a infraestrutura aeroportuária em diversas localidades do estado, como Água Clara, Amambai, Aquidauana, Bonito, entre outras. O levantamento desses aeródromos, tanto privados quanto públicos, busca identificar oportunidades de concessão ou parceria público-privada para otimizar o transporte aéreo na região.

Comentários