Pantanal MS
15 de Janeiro / 2025

Além de recursos próprios, a Sanesul conta com parcerias federais, como o Programa Avançar Cidades, para alcançar as metas do novo marco legal do saneamento básico. | Créditos: ETA-Corumba

  • Publicado em: 20 de Agosto, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

O Governo de Mato Grosso do Sul, liderado pelo governador Eduardo Riedel, está investindo mais de R$ 211 milhões em obras de saneamento básico em 2024. Os recursos, destinados pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), visam a ampliação e modernização de estações de tratamento de água, expansão das redes de distribuição, e construção de novas infraestruturas, como poços artesianos e reservatórios.

Essas obras são parte de um esforço maior para universalizar o saneamento básico no estado, garantindo que a água captada seja tratada adequadamente antes de chegar à população e ampliando a rede de esgotamento sanitário. Em 2023, a Sanesul já realizou mais de 344 mil novas ligações de esgoto, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas. A cobertura de esgoto no estado já atinge 63,36%, com previsão de alcançar 70% até o final do ano e 98% até 2031.

Além de recursos próprios, a Sanesul conta com parcerias federais, como o Programa Avançar Cidades, para alcançar as metas do novo marco legal do saneamento básico. O objetivo é antecipar a universalização dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário, que devem cobrir 99% e 90% da população, respectivamente, até 2033.

As projeções indicam investimentos contínuos nos próximos anos, com R$ 236,5 milhões previstos para 2025 e montantes adicionais até 2028. Essas iniciativas não só garantem acesso a serviços essenciais de saneamento para milhares de famílias, mas também promovem o desenvolvimento sustentável e melhoram a qualidade de vida em todo o estado.

Comentários