Pantanal MS
28 de Abril / 2024
  • Publicado em: 20 de Março, 2024 | Fonte: Redação

A Justiça Eleitoral condenou Eder Barros de Arruda por prática de propaganda de boca de urna nas eleições municipais de 2016 em Ladário. Arruda, candidato ao cargo de vereador na época, foi denunciado pelo Ministério Público e teve sua condenação confirmada pelo Judiciário.

Segundo a sentença, os eventos ocorreram próximo à Escola João Batista, situada no bairro Almirante Tamandaré, local de votação. Agentes do Ministério Público e policiais militares, durante fiscalização, testemunharam Arruda e dois acompanhantes abordando um casal que passava pelo local, entregando-lhes um objeto. Ao perceberem a aproximação dos fiscais, os três tentaram descartar uma lista de candidatos, inclusive do próprio denunciado, pisando no papel para ocultá-lo.

Durante a abordagem, foram encontrados diversos materiais de campanha no veículo de Arruda, como santinhos e projetos de governo. Além disso, uma revista pessoal revelou que ele portava santinhos de campanha com seu nome, bem como papéis com anotações manuscritas do número do candidato.

A denúncia apontou que esses documentos, junto com as circunstâncias da abordagem, indicavam uma clara tentativa de angariar votos no dia da eleição. Arruda foi condenado a seis meses de detenção, com pena substituída por prestação pecuniária, e multa de 5 mil UFIR, além do pagamento das custas processuais.

Comentários